20/02/2024

As Pastorais Sociais do Regional se reuniram em Teresina, no último dia 17/02, para discussão exclusiva sobre os encaminhamentos da próxima Romaria da Terra e da Água do Piauí que deverá acontecer em nossa Diocese de Bom Jesus do Gurguéia, em julho do no próximo ano, 2025.

Estiveram presentes, ainda, os bispos Dom Plínio Luz, Bispo de Picos e Referencial para as Pastorais Sociais, Dom Edivalter Andrade, Bispo de Parnaíba e Referencial para Cáritas Regional e nosso Bispo e Pastor, Dom Marcos Antonio Tavoni. Representando as pastorais Sociais da nossa Diocese, esteve o Coordenador da CPT, Diácono Permanente Altamiran.

Na Reunião foram confirmados tema e lema da Romaria 16ª. Romaria da Terra e da Água do Piauí de Bom Jesus, já aprovados em reuniões anteriores pelo Fórum das Pastorais e pelos Bispos do Regional reunidos, no dia anterior, 16/02.
Tema: Ecologia Integral à Serviço da Vida
Lema: “Com carinho preparastes uma terra para o pobre” (Sl 69,11)

Na reunião que teve duração de 4 horas, foram debatidos os temas dos seminários, a organização das Pré-Romarias, que deverão acontecer nas Dioceses, a caminhada da Cruz Peregrina e as temáticas dos Seminários na Romaria.

Dom Marcos Tavoni, comentando a Reunião, disse estar muito otimista, que a Romaria será uma chamada forte de atenção da sociedade, para as questões ecológicas que, hoje, impactam a Região do Vale do Gurguéia e incidem diretamente na vida das pessoas. Será um grito de alerta, profético, conscientizando a sociedade organizada, instituições governamentais e não governamentais, de que o Planeta inspira cuidados, preocupações comuns, visando, não somente a nosso bem-estar e qualidade de vida, mas preservando este patrimônio deixado por Deus, preservado, para os nosso filhos e netos, para as futuras gerações.

(PASCOM – Bom Jesus-PI)